Deputado Paulo Guedes cobra explicações e providências do governo federal sobre corte do programa Operação Caminhão-Pipa

Deputado Paulo Guedes cobra explicações e providências do governo federal sobre corte do programa Operação Caminhão-Pipa

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional aprovou, nessa quarta-feira (22/09), requerimento de autoria do deputado federal Paulo Guedes (PT-MG) solicitando informações e providências do governo federal em relação à suspensão da Operação Caminhão-Pipa nos municípios do semiárido. A decisão, anunciada no final de agosto pelo Exército, compromete o fornecimento de água potável em centenas de comunidades, no período mais crítico da estiagem.

Segundo o deputado Paulo Guedes, o requerimento atende um clamor das regiões assoladas pela seca, especialmente o Norte de Minas, os vales do Jequitinhonha Mucuri e todo o Nordeste brasileiro, onde os caminhões-pipa são, em diversas situações, o único socorro diante da calamidade provocada pela seca.

“A Operação Pipa é um programa de convivência e por isso não pode ter cortes. No semiárido, a seca assola todos os anos e enquanto os governos não aprofundam em programas de captação de água das chuvas como das cisternas, das barraginhas, das grandes barragens, programas da revitalização das nossas nascentes, será necessário manter essas alternativas de socorro, sob pena termos milhares de famílias sem ter água para beber, para tomar banho e para cozinhar”, alertou Paulo Guedes.

Na reunião da Comissão de Integração Nacional, da qual o deputado é membro efetivo, ele criticou os consecutivos cortes no orçamento federal que têm comprometido, cada vez mais, serviços essenciais para a população mais pobre. “É um absurdo que, a cada ano, os programas que cuidam dessa região do semiárido venham sofrendo cortes constantes no orçamento. Foi assim com o programa Água Para Todos, com o programa de revitalização do Rio São Francisco, com o importante programa de cisternas, que está praticamente encerrado dentro do Ministério do Desenvolvimento”, disse ao lembrar que nos governos de Lula e Dilma, foram construídas mais de um milhão e 400 mil cisternas – uma tecnologia social que garante a permanência de muitas famílias no campo.

Leia o requerimento: RQ – Deputado Paulo Guedes cobra explicações e providências do governo federal sobre corte do programa Operação Caminhão-Pipa

Apoio ao requerimento

Antes da aprovação do requerimento, deputados que participavam da reunião manifestaram apoio ao pedido do deputado Paulo Guedes. Para o deputado José Ricardo (PT-AM), “essa é uma discussão necessária e o governo federal precisa dar explicações sobre o que está acontecendo com os programas de acesso à água no país”.

A deputada Vivi Reis (PSOL-PA), reforçou a importância dos programas que garantem água potável à população do semiárido. “A água é um bem necessário para a vida, por isso o governo tem a obrigação de garantir esse direito a todas as pessoas”, afirmou a parlamentar.

Leia também:  SEM CAMINHÕES-PIPA: Corte de distribuição de água no semiárido pelo governo federal é genocídio, diz deputado Paulo Guedes

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: