Hospital regional de Manga amplia e melhora atendimentos

Com o apoio do deputado Paulo Guedes, o hospital conseguiu se adequar às exigências da Vigilância Sanitária e voltou a ter alvará, que estava suspenso há quatro anos
   
A Fundação Hospitalar de Amparo ao Homem do Campo, no município de Manga, Norte de Minas, que atende a uma população média de 80 mil habitantes em toda a microrregião, recuperou, no último dia 28/4, o alvará sanitário, que estava suspenso desde 2010 devido ao não cumprimento de algumas exigências legais e do que é preconizado pelo Ministério da Saúde. O documento, que certifica a qualidade dos serviços oferecidos à população, foi expedido pela Vigilância Sanitária após a análise de todas as readequações feitas no hospital no último ano.
    
A direção do hospital informou que as melhorias estão sendo possíveis graças ao apoio do deputado estadual Paulo Guedes que, em 2013, viabilizou o reajuste de um convênio junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), aumentando de R$ 16 mil para R$ 76 mil o repasse mensal à Fundação Hospitalar de Manga. Além da melhoria da estrutura física do hospital, foi possível ampliar o quadro de funcionários – atualmente 105 pessoas – e a compra de medicamentos, possibilitando um melhor atendimento aos pacientes.
    
Segundo o presidente da Fundação, Pe. Gilberto Pereira, o número de cirurgias no hospital triplicou. “Fazíamos em média 400 cirurgias por ano e, no último ano, esse número ultrapassa 1.500 procedimentos cirúrgicos. Hoje o hospital conta com um maior número de profissionais, sendo que temos três médicos de plantão diariamente e antes tínhamos somente um médico por plantão para atender toda demanda da região”.
    
Entre os exames realizados no local estão os de endoscopia e colonoscopia. Em breve a população também poderá contar com ultrassom. “Conseguimos, também, através de uma parceria com a administração do município de São João das Missões, um novo equipamento de raio X, que logo estará instalado e em pleno funcionamento (o equipamento atual já tem mais de 35 anos de uso e encontra-se extremamente ultrapassado). Já temos o novo equipamento, o recurso para reforma e ampliação da sala e o projeto em fase de aprovação. Além disso, já adquirimos, com recurso do Pro Hosp, uma processadora de raio X automática”, afirmou o diretor do hospital, Ulisses Sales, ao lembrar também outras conquistas, como a criação do Serviço de Atendimento Médico Externo (SAME) para organização do arquivo da fundação e a instalação do gerador de energia.

Alvará amplia possibilidades de parcerias

Para a direção do hospital, recuperar o alvará sanitário significa voltar a trabalhar com muito mais segurança para o usuário. “Sem este documento, ficamos impossibilitados de realizar compras de diversos medicamentos, quase todos extremamente fundamentais. A recuperação do alvará significa, ainda, acesso a diversos recursos como Pro Hosp e os provenientes de convênios com o Estado, Governo Federal e diversos órgãos da administração direta e indireta”.
    
Ulisses Sales informou que, além do deputado Paulo Guedes, o hospital também conta com o apoio das administrações municipais de toda a microrregião de Manga. “Sem essas parcerias, não conseguiríamos dar ao nosso hospital as necessárias condições de crescimento. Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, apesar das inúmeras dificuldades, estamos restaurando o que é possível e buscando adquirir também, através de parcerias, novos equipamentos e assim ofertarmos mais serviços aos usuários”, declarou o diretor do hospital.
    
O deputado Paulo Guedes reconhece o empenho da direção do hspital e das prefeituras da microrregião, que muito tem se esforçado para manter no hospital serviços de qualidade. “ A Fundação Hospitalar de Amparo ao Homem do Campo é referência para a população de vários municípios da região, por isso é importante unir as nossas forças para que tenhamos um serviço com qualidade e a capacidade de atendimento que a nossa população precisa e merece”, destacou o parlamentar. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: